About Us
Our strategic consultancy specialises in supporting the growth of organisations in the scholarly communication and scientific information landscape. We have more than 20 years of experience, having worked in more than 10 countries, working mainly in the planning and management stages of science, such as the management of scientific journals, the management of international scientific and technological collaboration projects, and the responsible use of indicators for the evaluation of science and higher education.
Our approach is based on exploration, reflection and inspiration, in which analyses are conducted in a contextualized and participatory manner. We´ve developed expertise and gained recognition in scientific publishing, management and evaluation of scientific output, always committed to the promotion of good publishing practices, the adoption of open infrastructures for research reporting, the use of persistent identifiers throughout the research process and information sharing.
Eloisa Viggiani
PhD Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Engenheira Mecânica – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ana Heredia
PhD Ciências - Université Libre de Bruxelles
MSc Neurociências - Université Paul Sabatier
Naturalista por vocação, bióloga por formação, descobri e me encantei pela Etologia, ramo da biologia que estuda o comportamento animal ainda pequena. Depois de me formar na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, parti em 1992 para o Mestrado em Neurociências e Ciências Comportamentais na Université Paul Sabatier, em Toulouse, onde comecei a trabalhar sobre o comportamento de formigas no laboratório. Uma vez minha tese defendida, parti em 1995 para o Doutorado na Université Libre de Bruxelles, pela qual defendi uma tese sobre a divisão do trabalho em uma espécie de formigas. De volta ao Brasil, fui diretamente para o Ceará, onde fiz um pós-doutorado na UECE, sobre a atividade antibiótica das secreções defensivas em um gênero de formigas, e outro na Embrapa Solos, sobre formigas como indicadores da qualidade do solo. Após 15 anos na pesquisa, tive o desejo de conhecer outro aspecto do conhecimento e da informação científica e entrei para a Elsevier, Editora científica onde, entre outros, atuei como Assessora Científica para a América Latina e Gerente de Periódicos Científicos para o Brasil. Depois de 10 anos na empresa, aceitei em 2017 o interessante desafio de trabalhar remotamente, em uma organização sem fins lucrativos, como Diretora Regional para a ORCID na América Latina, de onde saí em 2021 para me lançar no grande sonho de ter minha própria consultoria e poder seguir atuando no meio acadêmico-científico para brindar apoio à qualidade e à visibilidade da pesquisa latino-americana, alinhado com os princípios da Ciência Aberta. Sou membro da Society for Scholarly Publishing (SSP), atuando nos comitês de engajamento comunitário e de programação dos congressos anuais, além de atuar como voluntária nos seguintes comitês e grupos de trabalho:
• National Information Standards Organization (NISO) Plus Advisory Committee
• Persistent Identifiers -PID- Alliance task force
• Coalition for Diversity & Inclusion in Scholarly Communications (C4DISC)
• PARSEC Project Data Science Team
Eloisa é uma especialista em bases de dados bibliográficas e avaliação de pesquisas. Sua carreira na indústria editorial começou há 15 anos, quando ela ingressou na Elsevier como consultora de inteligência em pesquisa. Nessa função, ela se envolveu com editores de periódicos e associações de publicação acadêmica na América Latina e com o Conselho Consultivo e de Seleção de Conteúdo da Scopus para expandir a cobertura regional do banco de dados com os periódicos locais mais relevantes. Ela se tornou uma especialista em bases de dados bibliográficas e avaliação de ciências, fornecendo análises, percepções e recomendações sobre avaliações de ciências e o uso responsável de indicadores para a avaliação de periódicos, pesquisadores, instituições e propostas de pesquisa. Eloisa também teve a oportunidade de prestar serviços de consultoria a organizações governamentais, agências de fomento à pesquisa e universidades líderes na América Latina em torno da avaliação e avaliação do ensino, pesquisa e terceira missão, e em torno de temas de especial interesse, como globalização, mobilidade acadêmica / Fuga de cérebros, desigualdades regionais e lacunas de gênero. Sua experiência também inclui o desenvolvimento de capacidades e a gestão de projetos de cooperação internacional. Antes da Elsevier, ela trabalhou como engenheira e gerente de projeto na IBM e Lucent Technologies por quase 10 anos.
Eloisa é doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil. É membro titular da International Society for Scientometrics and Informetrics - ISSI e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC. Ela é fluente em inglês, espanhol e português.