a calculator sitting on top of a piece of paper

Voltada para as  instituições produtoras da Ciência que precisam atender a diversos requerimentos de produtividade, impacto e internacionalização.

As instituições acadêmicas estão sobre constante pressão por melhores desempenhos de produção científica, principalmente em relação aos indicadores tradicionais de impacto e visibilidade internacional. Entretanto, muitos desses requerimentos podem ser conflitantes com o perfil de ensino e pesquisa da instituição e com a autonomia acadêmica.

Possuímos  15 anos de experiência apoiando os gestores institucionais na contextualização desse problema e na construção de uma estratégia de publicação que permita atingir seus objetivos e fortalecer sua agenda de pesquisa. Somos experts em publicações científicas, bases de dados e em diversos métodos de avaliação cientométrica.

Adotamos uma abordagem participativa, aproveitando experiências e conhecimentos dos diversos atores da instituição para potenciar suas competências e construir novas capacidades de planejamento e gestão da produção científica. Nossas recomendações são fundamentadas nos princípios teóricos da cientometria e nas melhores práticas observadas nas instituições de mais de 10 países nos quais trabalhamos. Somos signatárias da Declaração de São Francisco - DORA (2013) e aderimos às recomendações do Manifesto de Leiden (2015) e da Iniciativa de Helsinki sobre o Multilinguismo (2019), além de termos contribuído, como consultoras, para a elaboração do Manifesto ALAEC sobre o uso responsável de indicadores para as avaliações da ciência realizadas na América Latina..

Consultoria para Gestão da Produção Científica e Impacto

A consultoria para gestão da produção científica e impacto tipicamente inclui as seguintes atividades:

Governança: identificação dos atores-chave na instituição, definição de sua participação no projeto e elaboração do plano de trabalho da consultoria.

Capacitações: fundamentos de cientometria e sua aplicação para a avaliação de instituições, programas e grupos de pesquisa; tendências internacionais e melhores práticas.

Elaboração da visão institucional referente a sua produção científica; definição de objetivos estratégicos e impactos esperados.

Elaboração do plano estratégico de produção cientifica e impacto, contendo as principais iniciativas institucionais para alcançar a visão e atingir os objetivos e impactos esperados, com metas e respectivos indicadores.

Elaboração de um plano de gestão de mudanças e comunicação, visando o alinhamento institucional, adesão à estratégia e participação proativa de todos os atores-chave.

Análise dos potenciais riscos do projeto e elaboração de um plano de mitigação.

Análise cientométrica da produção científica atual e Benchmarking com referências nacionais e internacionais.

Entrevistas, grupos focais e questionários para validar a análise cientométrica, identificar potenciais desafios e limitações, tanto internos como externos à instituição.

Elaboração de recomendações para alcançar os objetivos estratégicos, baseadas no contexto institucional e nas melhores práticas internacionais.

Para cada iniciativa do plano estratégico, trabalhamos em conjunto com gestores, pesquisadores e equipes administrativas para definir as atividades do projeto e seus responsáveis.

Elaboração do cronograma de atividades e do plano de monitoramento e gestão do projeto.

Capacitações sob medida, de acordo com as necessidades identificadas durante as etapas de planejamento.

Definições iniciais

Diagnóstico

Planejamento

Operacionalização